Confuso com a Medicina da Dor? Você não é o único…
…e hoje venho trazer mais informações sobre essa especialidade.
Origem: a Medicina da Dor ou área de atuação em Dor é uma subespecialidade que vem de encontro com outras especialidades e centros de treinamento. Como comentado em post anterior, ela é relativamente nova, se iniciou em 1978, e os primeiros a iniciarem o tratamento destes pacientes foram os médicos anestesiologistas.
O Especialista em Dor é o médico com formação em avaliação, diagnóstico e tratamento de todos os diferentes tipos de dor.
A Dor é um complexo e amplo espectro de desordens incluindo desde a dor aguda, a dor crônica (que à luz da definição atual, é aquela com duração maior do que 3 meses). Em relação a dor crônica, inicialmente referenciava-se a dor relacionada ao câncer, e com o passar da evolução dos conhecimentos, aprendemos sobre a cronicidade das dores relacionados as articulações, músculos, ossos, nervos e assim por diante. (ou em alguns casos, a combinação destes)
Com um conhecimento profundo da fisiologia da dor, compreendendo os testes diagnósticos, a prescrição apropriada de uma variedade de medicações, e a habilidade para realizar procedimentos intervencionistas, estas são todas parte das competências que o especialista possui para o tratamento da dor.
Somado à isso, o leque de opções de tratamentos disponíveis vem crescendo rapidamente e com aumento de sua complexidade. Atualmente o Médico da Dor possui papel chave integrando todos os meios necessários para atingir o seu objetivo. Sempre com o intuito principal de promover o alívio da dor e diminuir a limitação que por vezes a dor nos trás.
Dr. Rafael Nascimento
#médicodador #campograndems